terça-feira, 18 de julho de 2017

A Dinâmica dos Acidentes de Trânsito

Resumo do Projeto: 

A presente proposta nasceu a partir de duas inquietações, a saber: “como trabalhar a educação no trânsito na escola?” e “como contextualizar os conteúdos de mecânica nas aulas de Física?”. As respostas para essas duas questões surgiram a partir das ideias de simular e estudar os acidentes de trânsito de grande repercussão na mídia, com intuito de listar os conceitos físicos que os expliquem e identificar as imprudências cometidas pelos condutores nesses acidentes. 


Nesse sentido, o objetivo do projeto é desenvolver práticas com o intuito de ensinar os conceitos de mecânica básica e conscientizar os alunos sobre as leis de trânsito a partir de simulações e exemplos reais de acidentes de trânsito.

Como procedimento metodológico será adotada uma abordagem quali-quantitativa, tendo como público alvo os alunos de cinco turmas de primeiro ano do ensino médio, do turno vespertino, da escola estadual Roderick Castello Branco e para melhor execução da proposta o projeto será dividido em quatro etapas: pesquisa documental, socialização e discussão, simulação nas maquetes e conclusão.

Esperamos por meio do projeto conscientizar os alunos sobre as consequências das imprudências no trânsito, alertando sobre os perigos que nele ocorrem e, sobretudo como devemos nos comportar e respeitar as leis para a segurança todos. Também, esperamos que os alunos consigam identificar as causas e explicar a dinâmica dos acidentes de trânsito, utilizando de conceitos físicos compreendidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário